Nesta apresentação, elaborada pelas colegas Shaiane, Thiago e Vitória, são discutidas estratégias eficazes para o ensino de matemática a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento destaca a importância de abordagens específicas para facilitar a aprendizagem desses alunos, incluindo atividades como jogos educativos, resolução de problemas do dia a dia, exercícios de contagem e padrões, e pareamento. São enfatizadas a utilização de recursos visuais, o ensino baseado nos interesses do aluno, a modelagem de conceitos e a adaptação do material didático. Recomenda-se a personalização do ensino, o uso de materiais concretos e manipulativos, e a simplificação de problemas matemáticos. Além disso, são abordadas tecnologias assistivas, como material impresso, ábaco, régua de fração e materiais multisensoriais, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A inclusão de estudantes com TEA no ensino de matemática requer abordagens diferenciadas e suporte adequado para promover uma educação inclusiva e eficaz.
O_ENSINO_DE_MATEMTICA_PARA_ALUNOS_COM_TEA_TRANSTORNO_DO_ESPECTRO_AUTISTA_1.pdf