Seminários
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Tecnologia Assistiva
A apresentação da colega Shaiane vai explorar a tecnologia assistiva, que é voltada para fornecer suporte e soluções para pessoas com deficiência.
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Utilização de jogos no ensino de Matemática
O uso de jogos como estratégia pedagógica no ensino de matemática para alunos autistas é explorado na apresentação feita pelos colegas Thaisa e Thiago. O texto enfatiza a importância de uma abordagem de ensino que seja prazerosa e que leve em consideração as experiências individuais dos alunos.Os jogos são reconhecidos como recursos valiosos que promovem o interesse dos alunos, facilitam a aquisição de habilidades matemáticas e incentivam a participação ativa.
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Estratégias de Ensino de Matemática para Alunos com TEA
Nesta apresentação, elaborada pelas colegas Shaiane, Thiago e Vitória, são discutidas estratégias eficazes para o ensino de matemática a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento destaca a importância de abordagens específicas para facilitar a aprendizagem desses alunos, incluindo atividades como jogos educativos, resolução de problemas do dia a dia, exercícios de contagem e padrões, e pareamento. São enfatizadas a utilização de recursos visuais, o ensino baseado nos interesses do aluno, a modelagem de conceitos e a adaptação do material didático. Recomenda-se a personalização do ensino, o uso de materiais concretos e manipulativos, e a simplificação de problemas matemáticos. Além disso, são abordadas tecnologias assistivas, como material impresso, ábaco, régua de fração e materiais multisensoriais, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. A inclusão de estudantes com TEA no ensino de matemática requer abordagens diferenciadas e suporte adequado para promover uma educação inclusiva e eficaz.
O_ENSINO_DE_MATEMTICA_PARA_ALUNOS_COM_TEA_TRANSTORNO_DO_ESPECTRO_AUTISTA_1.pdf
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Plano de Ensino Individualizado (PEI)
Nesta apresentação, as colegas Vitória e Lislene abordam o Plano de Ensino Individualizado (PEI), um documento fundamental para alunos com necessidades específicas. O PEI visa proporcionar uma educação personalizada, considerando as competências, habilidades e potencialidades de cada estudante. São discutidos aspectos como critérios de avaliação, metas, adaptações necessárias, identificação do aluno e revisão do plano. O objetivo principal do PEI é promover a aprendizagem e tornar o conteúdo acessível, respeitando as diferenças e individualidades de cada aluno.
Plano_de_ensino_individualizado_PEI.pdf
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Relato Histórico sobre o Autismo
Este artigo apresenta um relato histórico sobre o autismo, explorando sua evolução ao longo do tempo. Aborda possíveis marcos históricos significativos dessa condição complexa e sua relação com a realidade. Além disso, discute a importância dos fatores genéticos e ambientais no desenvolvimento do autismo. A pesquisa foi realizada por Débora e Nilza, oferecendo uma perspectiva abrangente sobre essa condição que afeta milhões em todo o mundo.